O que é M.P.I.?

O marketing de posicionamento para internet, também conhecido pela sigla MPI, é um conjunto de serviços digitais que tem como objetivo principal melhorar a visibilidade de empresas e marcas na internet. Este conjunto de serviços digitais é composto por 5 pilares, sendo eles: desenvolvimento de websites, S.E.O. (search engine optimization), marketing de conteúdo, social media e web analytics.

O MPI tem se tornado um braço de apoio fundamental em estratégias de Branding, principalmente por seu auxílio direto à estratégia de comunicação, que visa alcançar uma posição única na mente e no coração de seu consumidor.

Os 5 pilares do marketing de posicionamento para internet

Como dito anteriormente, o marketing de posicionamento para internet é composto por 5 pilares e agora iremos comentar sobre cada um deles.

1. Desenvolvimento de websites

Como você já deve ter percebido, é um pouco improvável imaginarmos a execução de um trabalho de MPI sem a existência de um site. A criação de um site atrativo (e entenda atrativo como aquele que traz à tona a sensação de originalidade, de fácil aprendizagem, fácil navegação e bom design visual), além de aumentar o valor da marca, reforça a sua reputação perante clientes e consumidores.

2. S.E.O. (search engine optimization)

SEO é um pilar do marketing de posicionamento para internet complementar ao desenvolvimento de websites e nada mais é que a otimização para mecanismos de busca ou pesquisa como algumas pessoas preferem dizer. Podemos afirmar ainda que SEO é um conjunto de técnicas que, quando aplicadas, tornam as páginas de um site mais amigáveis ao rastreamento dos robôs, facilitando a compreensão e indexação de seu conteúdo ao índice de páginas dos buscadores.

3. Marketing de conteúdo

Este terceiro pilar por sua vez está diretamente associado ao engajamento de clientes e consumidores. O marketing de conteúdo requer planejamento, uma vez que a criação de conteúdo relevante possibilita a aproximação da marca e/ou empresa com seus clientes e consumidores, tendo papel fundamental na performance do marketing de posicionamento para internet.

4. Social media

As redes sociais hoje em dia, além de serem canais de interação com o público consumidor, são pontos de contatos que andam em paralelo com o marketing de conteúdo, funcionando também como grandes impulsionadores de tráfego, pois através do compartilhamento de links é possível levar o consumidor da rede social até o site da empresa, ou até mesmo diretamente a página de um produto em uma loja virtual, aumentando o seu número de visitas.

5. Web Analytics

O termo web analytics diz respeito a utilização de ferramentas para mensurar performance e resultados de um website durante o trabalho de marketing de posicionamento para internet. As opções de ferramentas disponíveis hoje no mercado são diversas, sendo algumas gratuitas com recursos mais limitados e outras pagas com um pouco mais de informações. Essas ferramentas verificam deste o rastreamento de palavras chave até número de visitas e compartilhamento de links. Isso tudo vai de acordo com o interesse de cada empresa em definir as métricas que mais importantes que a ajudem na tomada de decisões.

Conclusão

Bom, agora que você já tem uma noção básica sobre o que é o marketing de posicionamento para internet, fica fácil perceber os diversos benefícios que o MPI agrega a proposta de valor de uma estratégia de branding, otimizando investimentos com outras mídias de menor expressão no mercado.