Tudo o que você precisa saber sobre o marketing operacional para internet
O marketing operacional para internet, também conhecido pela sigla MOI, é um conjunto de serviços digitais que tem como objetivo principal melhorar a visibilidade de empresas e marcas na internet. Este grupo de estratégias online é composto por cinco pilares, sendo eles: desenvolvimento de websites, S.E.O. (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, social media e web analytics.
O MPI tem se tornado um braço de apoio fundamental em estratégias de branding, principalmente por seu auxílio direto à estratégia de comunicação, que visa alcançar uma posição única na mente e no coração de seu consumidor. Saiba mais com a Prime Web agora mesmo!
Os cinco pilares do marketing operacional para internet
Como dito anteriormente, o marketing operacional para internet é composto por cinco pilares e agora iremos comentar sobre cada um deles para que você possa entender como esse trabalho é realizado!
1. Desenvolvimento de websites
Como você já deve ter percebido, é um pouco improvável imaginarmos a execução de um trabalho de MOI sem a existência de um site. A criação de um website atrativo (e entenda atrativo como aquele que traz à tona a sensação de originalidade, de fácil aprendizagem, fácil navegação e bom design visual), além de aumentar o valor da marca, reforça a sua reputação perante clientes e consumidores.
2. S.E.O. (Search Engine Optimization)
O SEO é um pilar do marketing operacional para internet complementar ao desenvolvimento de websites. De maneira muito simplificada, ele nada mais é do que a otimização para mecanismos de busca ou pesquisa, como algumas pessoas preferem dizer.
Podemos afirmar ainda que o SEO é um conjunto de técnicas que, quando aplicadas, tornam as páginas de um site mais amigáveis ao rastreamento dos robôs. Isso facilita a compreensão e indexação de seu conteúdo ao índice de páginas dos buscadores.
3. Marketing de conteúdo
Este terceiro pilar, por sua vez, está diretamente associado ao engajamento de clientes e consumidores. O marketing de conteúdo requer planejamento, uma vez que a criação de conteúdo relevante possibilita a aproximação da marca e/ou empresa com seus clientes e consumidores, tendo papel fundamental no desempenho dessa técnica.
4. Social media
As redes sociais, hoje em dia, além de serem canais de interação com o público consumidor, são pontos de contato que andam em paralelo com o marketing de conteúdo, funcionando também como grandes impulsionadores de tráfego. Através do compartilhamento de links, é possível levar o consumidor da rede social até o site da empresa, ou até mesmo diretamente a página de um produto em uma loja virtual, o que aumenta o seu número de visitas.
5. Web analytics
O termo web analytics diz respeito à utilização de ferramentas para mensurar a performance e os resultados de um website durante o trabalho de marketing operacional para internet. As opções de ferramentas disponíveis hoje no mercado são diversas, sendo algumas gratuitas com recursos mais limitados e outras pagas com um pouco mais de informações. Essas técnicas verificam desde o rastreamento de palavras chave até número de visitas e compartilhamento de links. Isso tudo vai de acordo com o interesse de cada empresa em definir as métricas que são mais importantes e que a ajudem na tomada de decisões.
Conclusão
Bom, agora que você já tem uma noção básica sobre o que é o marketing operacional para internet, fica fácil perceber os diversos benefícios que o MPI agrega a proposta de valor de uma estratégia de branding, otimizando investimentos com outras mídias de menor expressão no mercado. Solicite já o seu!
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